Entenda como ele funciona e influencia a vida na Terra Santa
Uma das primeiras informações que um turista que viaja a Israel precisa ter é a de que lá a semana começa no domingo, que é um dia útil como qualquer outro, e termina na quinta-feira. Portanto, sexta-feira e sábado são o final de semana no país.
O dia judaico começa no crepúsculo e vai até o pôr do sol do dia seguinte. O descanso de Shabat, ordenado a todos os judeus no Antigo Testamento, tem início no pôr do sol de sexta-feira e vai até o final do dia de sábado.
Domingo, em hebraico, é Yom Rishon, que significa “primeiro dia”. É como se fosse a segunda-feira no Brasil. Os bancos abrem, o comércio funciona, todos trabalham e estudam.
Desde os tempos bíblicos
O calendário respeitado pelos judeus existe há mais de 3,3 mil anos e começou com Moisés. Segundo a Bíblia, Deus teria mostrado a ele a lua nova duas semanas antes da libertação do povo de Israel do Egito.
Por isso, diferentemente do calendário gregoriano, aquele usado na maioria dos países ocidentais, inclusive no Brasil, os meses no calendário judaico são baseados na lua. Um mês começa sempre no primeiro dia de lua nova.
Para muitos judeus ortodoxos, o calendário lunar é a única referência, enquanto que para a maioria dos judeus no mundo inteiro, mesmo que não respeitem esse calendário no dia-a-dia, ele é utilizado para que se orientem sobre as datas de suas festividades e feriados sagrados.
Fonte: redacao@arcauniversal.com
3 comentários:
oi loures,sou a keila do blog deus esta no controle da minha vida que vc participa,amei seu blog,e gostaria de saber como vc conheceu
o meu blog,fico honrada em ter uma pessoa de angola no meu blog,aguardo resposta.
Não podia deixar de comentar,ficou muito bonito o novo layout do blog.
Deus abençoe
Pr. Rubens muito obrigada pela presença do senhor aqui no blog, que bom que o layout tenha agradado aos leitores, fico feliz!!!
Que Deus continue abençoando o senhor grandemente!
Postar um comentário